HINO NACIONAL DE PORTUGAL





CURSOS DE ATUALIZAÇÃO DE RESERVISTAS
VOLUNTÁRIOS EMBAIXADORES DA NATO


FINALMENTE EM PORTUGAL, PAÍS FUNDADOR DA NATO,
A ATIVAÇÃO DA SUA RESERVA VOLUNTÁRIA
Uma nova associação em Portugal, reconhecida pelas nossas Forças Armadas e empenhada com as suas congéneres associações de Reservistas da NATO, propõe-se trazer para o nosso tecido social o contributo dos milhares de militares que já prestaram serviço nas Forças Armadas, agora podendo colaborar de novo, voluntariamente, para a segurança das suas comunidades de pertença.
​
QUEM SÃO OS RESERVISTAS DE PORTUGAL?
Designamos por Reservista, mantendo a designação em uso nos países nossos aliados, o/a antigo/a militar, Oficial, Sargento ou Praça, de qualquer dos Ramos das Forças Armadas Portuguesas, já fora da efectividade do serviço, que prestou serviço militar nos antigos Serviço Militar Obrigatório (S.M.O.) e Serviço Efectivo Normal (S.E.N.), ou nos regimes de Contrato (R.C.) ou de Voluntariado (R.V.), ou ainda que foi Convocado ou Mobilizado. Também os Militares dos Quadros Permanentes, já fora da efetividade do serviço, podem ser incluídos nos Reservistas.
PORQUE CRIÁMOS A LIGA DOS RESERVISTAS?
Os Fundadores da Liga reuniram os Reservistas que, de há já uma década a esta parte, têm vindo a aproximar a sociedade civil de onde emanam, aos Ramos das Forças Armadas onde prestaram serviço, através de um trabalho voluntário nos seus tempos livres, a acompanharem jovens e cidadãos da sua comunidade de pertença a visitarem instituições militares da sua região e a proporcionarem contacto entre os seus profissionais e a sociedade civil.
O QUE DISTINGUE OS RESERVISTAS VOLUNTÁRIOS?
Somos Reservistas que queremos cultivar e fortalecer os vínculos de pertença ao Ramo das Forças Armadas onde servimos a Pátria Portuguesa.
Por isso sentimos orgulho em mostrar que somos Portugueses, que defendemos a Cultura Ocidental que nos identifica, e que temos uma História heróica e humanista a transmitir às novas gerações.
QUAL É O NOSSO COMPROMISSO ÉTICO COMO VOLUNTÁRIOS ?
Os Reservistas Voluntários assumiram estatutariamente o compromisso ético de divulgar os Deveres dos Portugueses para com a Defesa de Portugal e explicar quem são os nossos Aliados e os adversários, expressos no Conceito Estratégico da Defesa Nacional, a que nos vinculamos todos pelo Juramento de Bandeira prestado ao serviço das Forças Armadas.
Este é hoje o nosso Código de Honra, para com as comunidades a que pertencemos.
O QUE É A LIGA DOS RESERVISTAS DE PORTUGAL?
É a primeira Associação em Portugal que junta Reservistas dos 3 Ramos das Forças Armadas e das 3 Classes, Oficiais, Sargentos e Praças, que se constituem à semelhança das organizações similares há muitos anos em funcionamento nos países nossos aliados, colaborando em voluntariado cultural nas suas comunidades de pertença, com o EMGFA e os Ramos, a divulgar a cultura de Defesa, as missões das Forças Armadas e a capacidade de defesa coletiva da NATO.
O QUE FAZEM OS RESERVISTAS ASSOCIADOS NA LIGA?
Como Reservistas temos um primeiro vínculo assumido com as nossas Forças Armadas. Contribuir para divulgar nas Escolas dos municípios onde residimos, numa primeira fase, colaborando na iniciativa do EMGFA “Cidadania e Forças Armadas” e atualmente, com o apoio do EMGFA, divulgando nas nossas comunidades de pertença, os valores, as missões e as capacidades da Aliança Atlântica a que pertencemos desde a fundação. Para tal propomos às Escolas interessadas que incluam os nossos debates com os jovens, no horário do Programa escolar que trabalha precisamente esses assuntos, o “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”, de cujo o programa fomos coautores, integrados numa equipa de projeto do Instituto da Defesa Nacional.
Em seguida, com os jovens que se revelam mais interessados, organizamos visitas aos Navios, aos Regimentos, às Capitanias e aos Museus Militares e de Marinha, criando nas suas Escolas, desde 2012, Unidades de Cadetes do Mar e do Exército, através de protocolos que incluem, os Núcleos Concelhios de Reservistas e as forças vivas do município, que apoiem estas iniciativas, autorizados pelo Estado Maior da Armada e pelo Estado maior do Exército.
OS RESERVISTAS ESTÃO CERTIFICADOS PELO EMGFA COMO FORMADORES QUALIFICADOS PARA LECIONAREM NAS ESCOLAS E NAS COMUNIDADES, A CULTURA DE DEFESA E AS MISSÕES DAS FORÇAS ARMADAS
Convidados por S. Exª. o Almirante CEMGFA, Silva Ribeiro para transmitirmos nas Escolas dos nossos filhos ou netos, as Missões, os desempenhos e os valores das nossas Forças Armadas, em apenas dois anos escolares, antes da pandemia, já conseguimos debater estes assuntos com mais de três mil jovens e munícipes interessados na matéria.
Comprometemo-nos também, depois da pandemia, com a Confederação Interaliada dos Reservistas da NATO, a que pertencemos desde 2019, a divulgar, na qualidade de Embaixadores da NATO nas nossas comunidades de pertença, com o apoio das Unidades Militares mais próximas, as Capacidades de Defesa Coletiva da aliança, transmitindo assim às populações a confiança necessária para enfrentarmos com resiliência, os riscos e desafios a que está sujeito o nosso “modo de vida” ocidental, face às ameaças crescentes, do terrorismo, da pirataria, dos tráficos ilegais, dos ataques cibernéticos, da expansão agressiva das novas potências emergentes e do separatismo de ódio violento de algumas comunidades infiltradas entre nós e não integradas.
Sem falsa modéstia, melhor que ninguém, nós Reservistas, seremos capazes de transmitir aos nossos concidadãos, nas comunidades a que pertencemos, o esforço, o empenho e a capacidade das nossas Forças Armadas, bem como os riscos que correm e os sucessos dos nossos militares, nas missões em defesa das fronteiras longínquas da nossa segurança coletiva, porque, embora cada um de maneira diferente, todos nós já cumprimos tais deveres para com a Pátria.
João Bellem Ribeiro, Vice-Presidente da CIOR
Representante em Portugal dos Reservistas NATO